O seu cão rouba comida?

O instinto
Os animais de estimação de hoje raramente precisam de andar à procura das suas refeições. Porém, o instinto ainda continua profundamente presente. Muitas vezes, isso dificulta a nossa tarefa de impedir que os cães se apoderem de comida em cima da mesa, nas caves, ou das mãos das crianças pequenas. No entanto, é possível evitar que o seu cão tenha esse tipo de comportamento.

O seu cão come bem?
Certifique-se que o seu cão está a ser devidamente alimentado. Se assim for, é menos provável que procure por comida. Consulte o seu veterinário para saber se tem estado a dar ao seu cão comida suficiente e com nutrientes suficientes para o sustentar ao longo do dia.

Dica: não dê ao seu cão restos da sua mesa, ou comida que não seja própria para ele. Se o fizer, o seu cão poderá ficar com a ideia que a comida para as pessoas é a opção normal e que tem direito a isso.

Cuidados a ter
Mantenha a comida fora do alcance do seu cão. A tentação de roubar comida será maior se estiver à mão de semear. Coloque-a em locais altos e fechados. Outro local popular para os cães procurarem comida é no lixo. Assegure-se de que o seu cão não tem qualquer acesso aos caixotes do lixo em sua casa.

Alguns cães querem mesmo chegar à comida, e ficam à espera de estarem sozinhos, para depois tentarem agarrar um bocado de comida. Proteja-se contra esta situação, preparando algumas "latas de agitar" – latas de refrigerante com algumas moedas – que cairão e farão barulho assim que o seu cão tentar chegar à comida. Provavelmente, o barulho resultante vai dissuadir o seu cão de tentar o mesmo esquema.

Dica: está a concorrer contra os instintos naturais do seu cão. Por isso, em todos os casos, se ralhar com ele, faça-o com firmeza mas com brandura. E não se esqueça de recompensar o seu cão se este se portar bem!