Comportamento: perguntas frequentes

Porque é que os cães comem relva?
Infelizmente, não se sabe. Existem várias teorias, mas nenhuma está cientificamente comprovada.

Porque é que os cães ficam ofegantes?
Os cães não têm as mesmas glândulas sudoríparas dos humanos, para os ajudar a libertar calor. Então têm de arfar para se manterem frescos quando está calor ou quando fazem exercício.

Porque é que os cães lambem as pessoas?
Quando os cães tentam lamber as caras e mãos dos humanos isso é um sinal de submissão e afeto. Os cachorrinhos podem lamber o focinho da mãe para a induzir a regurgitar comida para os alimentar. Por razões higiénicas, não recomendamos que deixe o seu cão lamber a sua boca, e é sempre aconselhável lavar as mãos depois de o seu cão as lamber.

A cauda a abanar quer mesmo dizer que está contente?
No geral, a cauda a abanar é sinal de que o cão está contente. No entanto, os cães podem transmitir muita informação subtil através das suas caudas. O abanar de cauda canino é um comportamento complexo que ainda não é totalmente compreendido.

Qual o sentido mais forte do meu cão?
É difícil dizer. Os cães têm um olfato muito agudo. São cerca de mil vezes melhores que os humanos a detetar cheiros. Os cães também conseguem ouvir um espectro mais amplo de frequências que os humanos e são particularmente sensíveis a frequências altas que os humanos não conseguem detetar. Têm ainda uma visão superior aos humanos com pouca luz e uma maior sensibilidade ao movimento. No entanto, têm uma capacidade inferior para ver detalhes e crê-se que a sua visão das cores é semelhante à dos daltónicos.

O meu cão destrói tudo na nossa casa: como posso fazê-lo parar?
Tal como os bebés, os cachorros roem quando os seus dentes estão a nascer. É recomendável dar-lhe muitos brinquedos para roer, de forma a evitar que roa a mobília. Se um cão adulto destrói objetos em casa quando os donos não estão, pode ser um sinal de comportamento relacionado com a separação. O melhor é conversar com o seu médico veterinário que lhe poderá dar conselhos úteis e recomendar-lhe um especialista em comportamento.

Se der snacks para cães ao meu cão, ele vai ficar hiperativo?
Não. Todos os snacks Pedigree são 100% seguros, desde que administrados de acordo com as indicações. Não há provas que relacionem a hiperatividade com snacks para cães. Se houvesse provas que alguns ingredientes causam hiperatividade, estes não seriam usados.

Quando o meu cão fica com as orelhas espetadas no ar, o que é que isso significa?
Significa que ouviu algum som interessante e está a tentar localizar a sua origem.

Porque é que os cães ladram?
Os cães ladram para comunicar. O ladrar canino é um comportamento complexo que ainda não é totalmente compreendido. Um cão pode ladrar em contextos totalmente diferentes (de brincadeira, agressividade, excitação ou medo).

Porque é que os cães cheiram os traseiros uns dos outros?
É uma forma muito normal de dizer “olá” a um cão estranho, tal como nós damos apertos de mão. Eles fazem isso para adquirir muita informação sobre outro cão, tal como o seu estado sexual e saúde.

É verdade que os cães só veem a preto e branco?
Os cães não veem só a preto e branco. Os cães veem algumas cores, mas a sua visão é diferente da nossa. Pensa-se que a sua visão da cor é similar à dos daltónicos.