Coleira e trela

Tipo de coleira
Quando comprar uma coleira para o seu cão, escolha uma feita de nylon ou pele macia. Também são adequadas as coleiras que “crescem” juntamente com o seu cachorro, sendo estas ideais para cães cujo criador já lhes colocou antes uma coleira e uma trela.

Criar o hábito
Se o seu cachorro ainda não está habituado a uma coleira, deve começar primeiro a usar uma em casa, durante uns dias. No início é normal ele coçar-se muito ou até mesmo tentar tirá-la. Mas rapidamente vai habituar-se a usá-la.

Dica: em casa não é preciso usar sempre a coleira. Apenas quando for à rua.

O primeiro passeio
Quando o seu cão já estiver habituado a usar uma coleira e uma trela, pode então pensar no vosso primeiro passeio juntos. Claro que para ele tudo é novidade: vai querer cheirar tudo, e é normal que pare abruptamente. Por isso, tenha atenção para não o pisar.

Dica: no primeiro passeio leve-o para uma zona calma, para evitar comportamentos mais agressivos do cão. Nesta fase, ainda é cedo para treinar o seu cachorro.

Quem decide
Pode sentir-se tentado em deixar o seu cão fazer o que lhe apetece. Afinal de contas, ele está a conhecer um novo ambiente. No entanto, seja coerente: é o dono quem decide para onde vão, e não o cão. Claro que deve deixá-lo cheirar à vontade, mas quando o chama e puxa ligeiramente a trela, ele deve acompanhar sem resmungar.

“Deita”
Pode demorar um ou dois dias até que o seu cão se habitue a andar com trela. Depois disso ensine-lhe o significado da ordem “deita”. Pode levar algumas semanas, ou mesmo meses, até que o seu cão obedeça. Mas se for persistente desde o início, vai livrar-se de muitos problemas no futuro.

As escolas para cães podem ser uma grande ajuda para ensinar os cães a deitar, porque proporcionam ao seu cão, bem como a si, a oportunidade de ter instruções adequadas e exercitar os cães em conjunto com os seus donos.